Espaço para os lavabos

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Banheiros para áreas sociais ganham destaque em projetos personalizados e
criatividade que surpreendem as visitas

O lavabo é essencial para quem costuma receber a família e os amigos em casa. Uma espécie de cartão de visitas do imóvel, ele deve completar a atmosfera de aconchego e boas-vindas às visitas. Para que isso ocorra, é preciso saber quais elementos podem ser usados e como empregá-los. Espaço que garante mais privacidade aos moradores da residência, o lavabo é definido pela arquiteta Roziane Faleiro como um banheiro que atende a área social, evitando que visitantes usem os banheiros íntimos da casa. E para ter esse espaço não é preciso reservar grandes áreas. Segundo ela, com as dimensões de 1,50m x 1,10m já é possível projetá-lo. “Qualquer imóvel pode ter um lavabo, pois, com poucos metros quadrados se consegue cumprir a função a que ele se destina”, diz.
A arquiteta Patrícia Guerra ressalta a importância de o ambiente estar ligado à área social ou hall comum. “O ideal é que seja localizado próximo da área onde já existem tubulações de água e esgoto. Basicamente, o lavabo se compõe de bacia e lavatório. Normalmente, procuramos criar um espaço com charme e certa surpresa, de forma que possa ser convidativo e agradável ao uso”, conta.
Com 1,20 metro quadrado (m2), qualquer imóvel pode ter lavabo, segundo a decoradora Dênia Diniz. Mas é preciso observar a posição da porta, já que, conforme estiver instalada, pode ocupar muito espaço. “Normalmente, são ambientes pequenos, mas devem-se respeitar medidas mínimas para uma boa circulação”, acrescenta. Mais do que algo dispensável, ela diz que, em alguns casos, o local é um espaço essencial no imóvel. “Ele se torna fundamental onde não existe o banho social, só suítes. Isso para a visita não precisar entrar no quarto dos moradores, o que tira a privacidade.”
"Procuramos sempre criar um espaço com charme e certa surpresa", diz Patrícia Guerra, arquiteta

Desde que ofereça condições para instalações hidráulicas e de esgoto, qualquer imóvel pode ter o espaço, como considera a arquiteta Sandra Diniz. “Com um mínimo de 90cm de largura pode-se ter um lavabo. Mas, para isso, ele deverá ser mais longo, contemplando áreas para o vaso sanitário, abertura da porta e espaço para a pia. Pode-se também lançar mão do uso de um lavatório menor, para proporcionar conforto maior dentro do banheiro”, explica. Além disso, esse espaço pode ter iluminação e ventilação artificiais.
Para fazer esse tipo de projeto, o designer da Lider Interiores Rafael Cândido diz que é preciso imprimir a personalidade do morador no espaço, já que ele é pouco frequentado e o tempo de permanência de pessoas nele também é reduzido. “Isso pode ser feito com objetos inusitados, criativos, ousados e que causem grande impacto visual, pois ele é o cartão de visitas da casa.”
A coerência com os demais ambientes é outro aspecto a ser considerado, conforme a arquiteta Natacha Nascif. De acordo com ela, ao escolher os materiais, deve-se levar em consideração o perfil do morador, integrando a decoração do lavabo ao restante do projeto. “Podemos utilizar da madeira ao aço inox. A escolha certa da cuba e dos metais é peça chave do projeto.”

TINTA
Como o ambiente, de maneira geral, é muito pequeno, tendo, em média, de 2 a 5 metros de área, é fundamental fazer a escolha correta da cor a ser empregada nele e a disposição de adornos e marcenaria, conforme Natacha. “As cores influenciam diretamente nos ambientes. As claras ampliam os espaços, dando a ilusão de amplitude. Já as escuras ou quentes criam espaços mais intimistas, tornando os ambientes mais aconchegantes”, considera. Outra alternativa para dar a sensação de amplitude é utilizar espelhos, como sugere a arquiteta.
A arquiteta Sandra Diniz tem mais uma dica para que o espaço pareça maior. “Pastilhas em vidro translúcidas, que refletem o brilho da luz, também passam a sensação de que o espaço é maior. Use-as no piso e na parede, revestindo atrás do espelho. Nesse caso, o espelho deve ser menor do que a parede. Trate o restante da parede com pintura ou textura”, ensina.

Fonte: Junia Letícia/Jornal Estado de Minas/Portal Lugar Certo
Fotos: Eduardo Almeida/RA Studio/Divulgação

0 comentários:

Quem somos

Minha foto
Colocamos as expectativas de nossos clientes externos e internos no ponto central da nossa atuação. O nosso sucesso é medido atraves da satisfação dos clientes com nossos produtos e serviços e de sua fidelidade com relação a empresa.

Seguidores

Marcadores