Aprenda como criar decoração à prova de pets

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Especialistas ensinam como enfeitar casas em que os animais de estimação fazem parte da família. Cuidados simples podem garantir a longevidade de móveis, almofadas e pisos

Xodós em muitas casas, os animais domésticos têm um lugar especial na vida de quem não abre mão deles. Fiéis, companheiros e brincalhões, cães e gatos encantam pessoas de todas as idades. Até aí, tudo é festa. Mas os problemas começam a aparecer ainda quando eles são filhotes, já que muitas vezes adoram roer e arranhar tudo que veem pela frente. Depois que crescem, as preocupações são outras, como soltar pelos por toda a casa. Apesar de não haver uma decoração à prova de animais de estimação, é possível seguir algumas dicas que contribuam para um lar mais organizado. Uma delas é acertar na escolha do material do estofado, um dos móveis preferidos pelos bichinhos.
Especialistas recomendam os tecidos mais resistentes, como couro ou couríssimo sintético. Além do sofá, camas, mesas e cadeiras merecem atenção especial, segundo a designer de interiores Ana Karina Chaves. Na hora de escolhê-los, alguns cuidados devem ser observados. “Dê preferência a materiais laváveis e resistentes que são de fácil limpeza e difícil absorção de líquidos. Uma sugestão seria escolher os pés do mobiliário de metal, pois os cães costumam roer madeira.”. Especificamente no caso do sofá, a designer de interiores Klazina Norden recomenda materiais sintéticos, como facto e couro, que são mais fáceis de limpar. As capas também são uma boa opção. Referente à estrutura do móvel, para quem tem felinos, o ideal é que seja de madeira, com assentos e encostos removíveis, como completa a profissional.
A escolha correta dos artigos que compõem a decoração evita situações desagradáveis e torna o ambiente mais aconchegante, tanto para quem vive nele quanto para as visitas
SEM MAU CHEIRO E BAGUNÇAOutro item que merece atenção redobrada na decoração em casas com animais domésticos é o tapete. A peça normalmente já requer cuidados especiais com a limpeza. E em ambientes com bichos de estimação é necessário analisar bem se ela realmente deve ser empregada. Na opinião da designer de interiores Ana Karina Chaves, a resposta é não. “Tapetes e carpetes devem ser evitados, pois são difíceis de limpar e podem se tornar um abrigo de pulgas”, justifica. Mas caso você não abra mão do artigo, prefira os de juta ou fibras naturais de trama fechada, pelo curto e de uma cor que disfarce bem os pelos de animais, aconselha a designer de interiores Klazina Norden. Para limpá-lo, a sugestão é investir em equipamentos específicos. “Existe no mercado um aspirador próprio para ser usado por donos de animais, que tem bocais com escova especial e até velcro para eliminar pelos de carpetes, estofados, cortinas e pisos.”
Os tapetes sintéticos são os sugeridos pela arquiteta Marina Dubal. Isso porque eles têm grande apelo estético e são encontrados em várias tramas e tonalidades. “Os tapetes mais indicados são os de fio de nylon e também os de pelos baixos, uma vez que facilitam a limpeza.” Independentemente da escolha, é fundamental que o tapete ou o carpete sejam laváveis e que a higienização seja feita com frequência, por causa de pelos e ácaros, como recomenda a arquiteta Flávia Soares. “Alguns cuidados na educação dos animais também são importantes para que eles não façam suas necessidades no tapete”, acrescenta.


A designer de interiores Iara Santos também concorda que o melhor é não usar tapetes, assim como ter poucos adornos ou que eles sejam menores. “Nesse tipo de decoração, também são inapropriados estofados de tecidos. E com relação ao piso, os de cerâmica ou pedra são os mais adequados para poder passar algum produto mais abrasivo, caso seja preciso.” Ana Karina recomenda os revestimentos vinílicos e laminados de madeira, por serem térmicos, mais resistentes a riscos e laváveis. Sobre o que deve ser evitado, a lista inclui mesas, mesinhas de centro e aparadores de vidro. “Também evite elementos que possam quebrar, como adornos, vasos e bibelôs. Fios, tomadas e janelas devem ser protegidos”, aconselha.
Para quem não abre mão das mesas de centro, Marina Dubal diz que elas não podem ser muito baixas, sob o risco de deixar peças de decoração muito suscetíveis ao contato com os animais, que podem quebrá-las ou fazer delas brinquedos. “Também evite peças e móveis muito instáveis e delicados, já que os animais, eventualmente, esbarram e podem se machucar.” As cortinas são outros itens que podem ter sua beleza e funcionalidade comprometidas pela presença dos animais. “Muito volumosas e até o piso, também podem sofrer com o tempo, sendo preferível persianas tipo rolo e romana, além de outros modelos que têm recolhimento superior”.
Em se tratando de pisos, os mais adequados são os laváveis, conforme a arquiteta. E para facilitar a limpeza, devem ser evitados os revestimentos com texturas, que acumulam poeira e bactérias. “Porcelanatos e pisos vinílicos são opções com uma gama de tonalidades e estampas bem diversificadas, podendo se adequar a qualquer decoração. Evite mármores e granitos claros, pois podem absorver e manchar caso o bichano queira variar seu local de necessidades, eventualmente”, justifica Marina.
DIFERENTES
Atento a essas dicas gerais, é preciso, ainda, observar as características específicas da raça do animal escolhido. Afinal, o comportamento deles varia. “Com relação aos gatos, é importante pensar na disposição dos móveis e objetos para que não façam deles escadas e circulem sobre mesas de alimentação ou em lugares que dão acesso a janelas que podem ser um risco ao animal. Além disso, os tecidos para ambientes que tenham gatos devem ser mais resistentes, por causa das unhas mais afiadas”. A solução dada por Marina Dubal para evitar as investidas felinas em lugares onde eles não são chamados é um criar um canto com módulos que podem ser escalados e que servem, também, como espécie de parque de diversões para eles. No caso dos cães, é importante pensar que, quando eles são novos, gostam de roer tudo. Assim, a melhor alternativa é sempre mantê-los ocupados com algum brinquedo que ele possa morder, no lugar da mobília.

CUIDADOS COM A MANUTENÇÃO

Para que nos ambientes reine somente a beleza e a graça dos animais, é preciso trabalho constante com manutenção. Afinal, por mais que seus convidados também gostem deles, ninguém quer ficar em um local onde impere o mau cheiro e haja pelos por todos os cantos. Para que isso não ocorra, basta fazer as escolhas corretas e cuidar, tanto casa quanto do animal. O mercado há muito já percebeu esta necessidade e oferece produtos específicos para as mais diversas necessidades. “Pode-se borrifar produto específico nos locais onde o animal não deve fazer xixi. Além disso, há vários produtos que eliminam odores e que são seguros para os animais e seus donos”, diz Klazina Norden.
E, assim como os demais integrantes da casa, é preciso que os animais tenham um local delimitado especialmente para eles, como explica Flávia Soares. “Manter um espaço para que o animal possa fazer suas refeições, um para ele dormir e outro para fazer suas necessidades.” Marina Dubal completa dizendo que é importante, ainda, que eles tenham espaço para brincar, tanto sozinhos e como com o dono. “Sobretudo, em apartamento, onde cada centímetro faz diferença, evite móveis superdimensionados, que dificultem a circulação e limpeza”, sugere.


Enfim, com zelo e dedicação é possível deixar a casa arrumada, em vez de colocar a culpa no animal pela desordem. “Todo mundo pode ter uma casa limpa e bem decorada tendo um pouco de paciência e dedicação. Os pet-shops oferecem uma gama imensa de produtos, desde mobiliários especiais para os bichinhos até brinquedos e material de limpeza para tornar mais fácil e prazeroso a convivência no lar”, diz Ana Karina Chaves. O principal cuidado para que isso ocorra é dar banhos semanais no animal de estimação.
treino Aliado a esses cuidados, Flávia Soares indica como essencial proporcionar ao animal o que ela chama de uma educação, mesmo que para isso seja necessário contar com ajuda de um profissional “Disciplina é um componente muito importante e um bom adestrador pode ajudar quem pouco conhece de animais.” Segundo ela, é muito estranho uma casa que pareça que quem é o dono é o animal.
Por isso, contar com a ajuda de profissionais para projetar esse tipo de ambiente é o ideal. Afinal, eles têm o conhecimento técnico para orientar desde a disposição do mobiliário até a especificação de materiais de acabamento e revestimento, e do mobiliário, como indica Marina Dubal. Ela diz, ainda, que o valor por esse serviço varia de acordo com o escopo do projeto. “Se abrange a arquitetura, detalhamento de áreas molhadas ou se é somente decoração.”
Flávia Soares diz que o profissional é essencial na hora de escolher os acabamentos mais adequados à higienização de ambientes que possuem animais. “O que pode, além de comprometer a estética, a saúde dos moradores”, alerta. Ela diz que, no caso do projeto de decoração, ele pode ser feito a partir a partir de R$ 900. O preço de um projeto varia de acordo com a área a ser trabalhada e as necessidades do cliente.

Fotos: Eduardo Almeida/RA Studio

Fonte: Portal Lugar Certo/Júnia Letícia/Jornal Estado de Minas


0 comentários:

Quem somos

Minha foto
Colocamos as expectativas de nossos clientes externos e internos no ponto central da nossa atuação. O nosso sucesso é medido atraves da satisfação dos clientes com nossos produtos e serviços e de sua fidelidade com relação a empresa.

Seguidores

Marcadores