Uso de ocupação de solo

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Na área da legislação do uso do solo e cartografia, a Embraesp possui um sistema de informações único no seu gênero, compreendendo cadastros de dados, plantas, mapas, aerofotos, imagens de satélites, projetos viários, leis pertinentes ao setor imobiliário, etc.. Com maior ou menor nível de detalhamento, o cadastro já reúne informações sobre mais de 500 dos principais municípios do País.
Este sistema é utilizado para subsidiar avaliações, estudos de vocação imobiliária, críticas a oportunidade de mercado e outros, realizados pela empresa, mas também para elaboração de estudos específicos sobre a legislação ou uso do solo de um terreno ou uma região específica.

EMBRAESP® TELEMIC – MAPA IMOBILIÁRIO DA CIDADE
Concebido para o setor imobiliário, o Embraesp® TELEMIC é um mapa digital de belo horizonte, que tem por objetivo principal facilitar a obtenção de informações referentes ao zoneamento do Município e às principais normas que regem o parcelamento, uso e ocupação do solo.
Sobre o Mapa Oficial da Cidade, foram traçados o Zoneamento - anterior à aprovação da Lei nº 13.885/04 (para cada zona foi definida uma cor diferente, facilitando a sua identificação), Setores e Quadras, Operações Urbanas, Bairros Tombados, Área de Proteção dos Mananciais, entre outras.
De forma rápida e visual, através de um simples menu, é possível consultar dados e informações de interesse imobiliário. Basta ter em mãos o setor e a quadra pretendidos ou apenas o logradouro de localização do imóvel. Se preferir, o usuário, sendo conhecedor do território do Município, pode efetuar um zoom diretamente na região de interesse.
O sistema permite a ampliação do mapa em diferentes escalas, o que facilita uma perfeita visualização das informações nele constantes.
No exemplo abaixo, observa-se o Zoneamento de partes das regiões do Itaim Bibi e do Jardim Paulista; os corredores de uso especial (grafados, ao longo das ruas, em vermelho); setores e quadras (identificados como QF).
Para cada zona existe uma Ficha Técnica como a abaixo, com os usos permitidos e os principais índices de ocupação.
O usuário, além de pesquisar as informações constantes no CD-Rom, tem também a possibilidade de inserir textos e símbolos de acordo com suas necessidades, colorir quadras de interesse, calcular áreas e distâncias, imprimir o mapa em diferentes escalas, etc..
Consulte-nos e agende uma demonstração do Embraesp® TELEMIC, um CD-Rom pioneiro no mercado.

LAUDO TÉCNICO DE RESTRIÇÕES
Este trabalho tem por objetivo analisar restrições específicas de uma determinada quadra de interesse, tanto em Belo Horizonte, como em todo o território brasileiro.
Numa primeira etapa, a partir do zoneamento que enquadra o local, são definidos os tipos de uso permitidos (e os não permitidos), apontando suas respectivas taxas de ocupação, coeficientes de aproveitamento, recuos mínimos obrigatórios, gabarito máximo de altura, número mínimo de vagas para estacionamento de veículos, etc., além de verificar aspectos referentes a tombamentos, operações urbanas, cones dos aeroportos, e outros.
Posteriormente, são analisadas, também, restrições oriundas de possíveis desapropriações para abertura de vias públicas, retificação de córregos, implantação de linhas do metrô, etc., já aprovadas por lei ou ainda em fase de projeto.
O relatório apresenta-se ilustrado e documentado com plantas de localização, planta de zoneamento, levantamento aerofotogramétrico, planta de melhoramentos públicos, textos das legislações pertinentes, etc...

0 comentários:

Quem somos

Minha foto
Colocamos as expectativas de nossos clientes externos e internos no ponto central da nossa atuação. O nosso sucesso é medido atraves da satisfação dos clientes com nossos produtos e serviços e de sua fidelidade com relação a empresa.

Seguidores

Marcadores