Para esfriar o ambiente

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Aproximação do verão faz aumentar procura por aparelhos e projetos de resfriamento de imóveis. Especialistas dão dicas de como escolher os produtos

Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes
O engenheiro mecânico Odilon de Carvalho destaca a importância de a equipe de instalação ter treinamento e ferramentas adequados

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, muitas pessoas recorrem a alternativas que amenizem o calor. Ventiladores, circuladores de ar e aparelhos de ar-condicionado são as opções mais procuradas. Apesar de muitas vezes serem práticos e proporcionar conforto, é preciso escolher aquele que é o mais adequado à necessidade de cada imóvel. Atualmente, os preferidos são os modelos split hi-wall, como conta o engenheiro mecânico Odilon Rogério de Carvalho. "Eles são compostos por duas partes: evaporadora no ambiente e condensadora do lado externo. Isso descarta o uso de dutos, que acumulam sujeira e contaminantes, com prejuízos à saúde. Esse sistema só liga quando há a presença de usuários no ambiente", explica.

O vendedor da StarCold Ar-Condicionado, divisão do Grupo Friominas, Daniel Rodrigues, destaca, ainda, o ACJ (de parede) e os ventiladores de teto, parede ou pedestal. "As vantagens são o menor consumo de energia e uma sensação de conforto proporcionada pela movimentação do ar", afirma. Entretanto, com mais funções, os ares-condicionados têm controlador de temperatura, o que possibilita a redução da umidade e purificam o ar. "Alguns deles também têm a opção de renovação de ar externo, com controles automáticos de temperatura por meio de um termostato, mantendo desligado o equipamento quando o ambiente estiver com a temperatura igual à programada. Isso proporciona um menor consumo de energia, evitando o desgaste do equipamento, com maior eficiência e conforto", informa Daniel Rodrigues.

Leia mais sobre o assunto:

Manutenção é fundamental

Instalação sem improvisos


Para escolher o sistema de ar-condicionado e refrigeração ideal é muito importante a opinião de um profissional especializado, como um arquiteto, e verificar o projeto de ventilação e carga térmica compatível com o ambiente. "É necessário ter projeto arquitetônico ou o dimensionamento de acordo com a área a ser resfriada, determinado pelo cálculo da carga térmica e a exigência do usuário", esclarece o vendedor da StarCold.

O engenheiro mecânico Odilon de Carvalho destaca também que a instalação de um aparelho de ar-condicionado deve ser feita por técnicos com cursos gratuitos ministrados pelos fabricantes. "Eles devem dispor das ferramentas necessárias para um bom vácuo nas linhas de refrigerante, equipamentos para monitorar a etapa de partida do compressor, medidas das cargas elétricas e outros procedimentos importantes que, se bem monitorados na partida, proporcionarão bom desempenho e longa vida útil do equipamento", esclarece.

EFICIÊNCIA

O professor dos cursos de arquitetura e urbanismo da Fumec, Instituto Metodista Izabela Hendrix e UNI-BH e de engenharia civil também da Fumec Róccio Rover chama a atenção para os aparelhos com melhor índice de eficiência, certificados com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). "Valendo-se de tecnologias mais modernas, esses parelhos têm baixo consumo energético. Porém, são equipamentos mais caros (em torno de 20% a 35%), o que os deixa em desvantagem na hora da escolha", conta.

Entretanto, o professor diz que, por desinformação, o consumidor não consegue perceber que o investimento em um equipamento mais eficiente trará retorno na forma de redução do consumo. "Esse retorno ocorre depois de um período de oito meses a um ano de uso. Basicamente, o que difere um do outro é a tecnologia utilizada nos compressores, que podem ser do tipo rotativo (melhores e mais caros) ou alternativo (piores e mais baratos)", completa.

Ele acrescenta que também há uma linha de climatizadores de ambiente que promovem o resfriamento do ar por evaporação da água nele contida. "Esse sistema agrega uma série de vantagens, como menores consumo energético, incidência de patologias clínicas e custo de instalação, além de ter maior vida útil", conta o professor.

0 comentários:

Quem somos

Minha foto
Colocamos as expectativas de nossos clientes externos e internos no ponto central da nossa atuação. O nosso sucesso é medido atraves da satisfação dos clientes com nossos produtos e serviços e de sua fidelidade com relação a empresa.

Seguidores

Marcadores