Iluminação decorativa com uso de Led

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Imagem: Eduardo Almeida/RA Studio

As possibilidades de transformação de um ambiente por meio da iluminação são tantas que o mercado não para de inovar. O recurso pode conferir mais sofisticação, aconchego e bem-estar, além de valorizar a decoração. E o melhor é associar todas essas vantagens à economia. Isso já é possível graças ao uso do LED, antes restrito principalmente aos pisca-piscas comuns no Natal.
Outra vantagem do LED é que ele pode ser usado em todos os ambientes, devido à diversidade de opções disponíveis no mercado, como explica a arquiteta Natacha Nascif. “Hoje, já existem lâmpadas de LED que substituem as lâmpadas quentes e de efeito, como par 20, AR e dicroica”, exemplifica. Entretanto, ela diz que é preciso ter cautela para usá-las, pois, dependendo da função, pode não surtir o efeito esperado. Isso porque algumas lâmpadas de LED ainda não têm boa reprodução de cor.
A designer de interiores Saulma Freitas também acredita que o LED pode ser usado em praticamente todos os espaços de uma casa. Mas, para isso, é preciso haver preocupação com os afastamentos exigidos por esse tipo de iluminação, para que haja dissipação de calor. Assim, garante-se maior durabilidade do recurso.
Feito isso, o LED pode ser usado em sancas, iluminação direta ou indireta e direcionada sob tecidos e painéis. Outro emprego é em ambientes infantis, que tem como critério de uso a idade da criança, onde ela dorme e desenvolve atividades escolares. “A iluminação deve ser mais aconchegante para acalmá-la e proporcionar um bom descanso”, ressalta Saulma Freitas.
O aspecto lúdico também pode ser explorado ao utilizar o LED na decoração infantil. Entretanto, é preciso moderação, como alerta a designer de interiores. “É interessante propor iluminação de efeitos para incentivar a criatividade da criança, desde que não seja uma poluição visual”, acrescenta.
Saulma Freitas diz que o uso do LED tem de estar em harmonia com outros tipos de iluminação existentes em um mesmo espaço. “Pode-se usar o branco e não o RGB para manter um ambiente mais clean e até mesmo com iluminação indireta ou só para efeitos decorativos.”
Para evitar o exagero e o desconforto, Natacha Nascif aconselha que se pense em qual função o ambiente deve ter e o que se quer valorizar nele. “Num quarto, pode-se usar como iluminação geral a sanca (iluminação indireta) e instalar luzes auxiliares (como embutidos de LED) próximas ao armário, que requer uma iluminação mais direcionada”, exemplifica.
A iluminação de home theaters, closets, estantes e armários são alguns dos empregos destacados pela arquiteta Ana Flávia Mendonça para o uso do LED. As opções são tantas, que é possível criar efeitos visuais totalmente diferenciados. “Há no mercado controle remoto que permite brincar com as cores, de acordo com a preferência do usuário”, conta.

Fonte: Júnia Letícia/Jornal Estado de Minas/Portal Lugar Certo

0 comentários:

Quem somos

Minha foto
Colocamos as expectativas de nossos clientes externos e internos no ponto central da nossa atuação. O nosso sucesso é medido atraves da satisfação dos clientes com nossos produtos e serviços e de sua fidelidade com relação a empresa.

Seguidores

Marcadores