Imóveis para idosos devem ser adaptados

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Foto: Alex de Jesus/O Tempo


Aos 86 anos, Juvencina Lara é alegre, cheia de vontade de viver e para prolongar toda a disposição adaptou toda a residência para evitar acidentes. "As barras de segurança me proporcionam equilíbrio e facilitam a minha vida. Com certeza as adaptações permitem que eu me sinta mais independente e, com isso, são capazes de aumentar minha qualidade de vida", disse.
Ela conta que antes das adaptações na casa, caiu duas vezes. Em uma quebrou o fêmur e na outra, o ombro. "Essas quedas me causam problemas até hoje. Depois que quebrei o fêmur, sinto dores constantes e não consigo fazer todos os movimentos", disse.
De acordo com a gerente do Programa de Atendimento ao Idoso da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Marília Cruz, é importante que alguns cuidados sejam tomados na residência de um idoso para que acidentes sejam evitados e a independência prolongada. "Estudos apontam o banheiro como o principal local de acidente de idosos. Pisos escorregadios devem ser trocados por antiderrapantes e instaladas barras de segurança próximas ao vaso sanitário e ao chuveiro, para ajudar o idoso a se apoiar em caso de desequilíbrio", orienta.
Ainda de acordo com ela, é importante realizar a prevenção, pois as quedas podem trazer complicações para a vida dos idosos. "Muitas pessoas com mais idade caem, fraturam o fêmur e não voltam a andar. O certo é mesmo preparar o ambiente para que o idoso possa ter independência com segurança", afirma.

Longevidade

A expectativa de vida do brasileiro aumentou em quase três anos entre 2000 e 2009, segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). A média de vida, de acordo com o instituto, é de cerca de 73 anos. Os brasileiros estão vivendo por mais tempo e com mais qualidade de vida. Uma das prioridades do novo idoso é manter a independência.

Segundo a gerente de vendas da Lar Imóveis, Ana Maria Rodrigues, está aumentando a quantidade de idosos que vendem imóveis maiores para comprar apartamentos funcionais. "É grande o número de clientes aposentados que saem de casas espaçosas para apartamentos que permitem maior autonomia e praticidade. Os idosos buscam apartamentos em bairros com comércio local, ruas planas e região tranquila. Eles querem independência e uma casa com muitos cômodos pode dar muito trabalho e não oferecer a segurança necessária", disse.

Fonte: Letícia Murta/Jornal O Tempo

1 comentários:

Elisabeth Renger disse...

Por que nenhuma construtora constrói um prédio destinado a idosos e defi- cientes em BH? Elevadores grandes (cadeira de roda), rampas em vez de escadas, portas e corredores largos, banheiros amplos, salão de festas e de jogos, em vez de tênis e piscina? Embaixo lojas como lavanderia, confeitaria, comida a quilo etc.
Com a longevidade cada vez maior, aposto que haveria compradores.

Quem somos

Minha foto
Colocamos as expectativas de nossos clientes externos e internos no ponto central da nossa atuação. O nosso sucesso é medido atraves da satisfação dos clientes com nossos produtos e serviços e de sua fidelidade com relação a empresa.

Seguidores

Marcadores