Atuação em rede fortalece

sexta-feira, 16 de setembro de 2011


Entrevista com o Presidente da Rede Imvista, Eduardo Novais

Fundada em 2008, a Rede Imvista é resultado da união de empresas corretoras de imóveis com vistas à formação de uma estrutura em rede. Por meio da Rede Imvista, as empresas se organizam e compartilham informações e suas estratégias de atuação no mercado.

Fortalecendo o trabalho das imobiliárias, a criação de redes foi uma verdadeira revolução no mercado de imóveis. Sistemas modernos de banco de dados permitem que buscas detalhadas sejam realizadas, favorecendo quem anuncia e quem busca empreendimentos.

Em entrevista a O TEMPO o presidente da Rede Imvista, Eduardo Novais, fala sobre a rede imobiliária e seu foco de atuação no mercado.

Como funciona a Rede Imvista? A Rede Imvista foi fundada em Belo Horizonte, em 2008. Nasceu da ideia de seis experientes profissionais do mercado imobiliário, que tinham na época uma média aproximada de 10 anos de atuação no setor. A empresa foi constituída como uma S/A de capital fechado e hoje conta com 67 associados, sendo 19 acionistas e 48 credenciados. Hoje, são mais de 90 pontos de venda, isto é, de imobiliárias distribuídas em Belo Horizonte e região metropolitana.
Atualmente, os gestores da rede são também associados eleitos para esse posto de administração. Afinal, quem participa do mercado pode compreender as necessidades das imobiliárias e dos consumidores. Além dos gestores associados, temos um executivo exclusivo da rede, um profissional contratado que vive o dia a dia da rede, que se dedica integralmente à administração.

Que vantagens uma imobiliária tem em se afiliar a uma rede? E o consumidor ao procurar pela Imvista? As vantagens de estar em rede são muito claras, com compartilhamento do banco de imóveis, maior visibilidade e ganhos de escala. Pequenas, médias e grandes corretoras acreditam que essa aliança é um importante diferencial competitivo. Por isso, os fundadores da Imvista resolveram criar a rede.
Ética e confiança são características necessárias para atuar nesse setor. Não adianta dizer que é uma equipe se nela não houver confiança. Por isso, esses são os maiores pilares da Imvista. Afinal, para ser rede é preciso confiar no profissional com o qual se trabalha. Dessa forma, possuímos um banco de dados compartilhado entre os corredores da rede. Todas as informações incluídas no sistema são vistas em tempo real pelos associados. Uma rede que não tem isso não é rede, pois irão continuar trabalhando individualmente.
E, para garantir a segurança do cliente e o sigilo das informações, o corretor Imvista só tem acesso a esses dados por meio de um login exclusivo.
Para aumentar a garantia de compradores, vendedores e inquilinos, antes da Imvista aceitar uma filiação é realizada uma análise no mercado, sondada a ética dos profissionais que atuam naquela imobiliária e avaliada se ela irá realmente agregar aos outros associados. Depois da adesão, a marca Imvista passa a integrar o nome da imobiliária para garantir maior visibilidade e confiabilidade à empresa.
Para o consumidor, as vantagens também são claras. Há ganho em agilidade, pois em uma corretora interligada à rede é possível encontrar variedade de imóveis maior do que se a busca ocorresse em uma imobiliária convencional. Da mesma maneira, a velocidade de venda e locação também é grande.

Quais são os principais diferenciais da rede? Por ser uma empresa S/A de capital fechado, os associados são donos da rede. Isso quer dizer que, dentro desse conceito real de rede, o lucro efetivo é compartilhado entre todas as empresas associadas. Isso é novidade no mercado. Só a Imvista possui esse sistema.
Alem disso, 100% do que é arrecadado, com associações e credenciamentos, é totalmente investido na própria rede por meio de treinamentos, estrutura física e incentivos para as imobiliárias abrirem filiais em regiões distintas.
Na maioria das empresas do mercado essa arrecadação vai para uma empresa investidora que manda na rede. E a mensalidade das empresas associadas à Imvista inclui todos os serviços de marketing e qualificação, sem que as empresas precisem pagar extras para isso.
Mesmo sendo uma S/A, não é objetivo da rede participar dos lucros das imobiliárias e, sim, aumentar a rentabilidade delas. Como não somos uma rede de franquia, a Imvista não intervém na administração das empresas.
Justamente porque a nossa missão é fomentar negócios, fazendo com que nossos credenciados atinjam um crescimento superior ao que conquistariam atuando isoladamente. Calculamos que as imobiliárias que atuam na Imvista cresçam em média, aliás, no mínimo, 25% ao ano após a filiação.
A Imvista possui um sistema único de dados on line —com relatório de visitas, sistema de gestão financeira e carteira aberta de mais de 16 mil imóveis únicos— 100% interligado entre as mais de 90 imobiliárias, o que facilita o atendimento em rede e a oferta de imóveis de diferentes regiões a um mesmo cliente.
Além disso, o nosso software único de gestão possui um banco de dados compartilhado on-line, alimentado e atualizado via web por todas as imobiliárias da rede. Os associados também adotam práticas comerciais que garantem a agilidade no atendimento ao cliente, padronização dos formulários e papelaria, política de redução de custos e alianças estratégicas, dentre outros.

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