Descompasso entre oferta e procura eleva preços de imóveis em BH

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Foto: Eduardo Almeida / RA Studio


Em Belo Horizonte, o descompasso entre a oferta e a demanda por imóveis residenciais para locação permanece e eleva os preços do aluguel, especialmente para unidades de padrão médio e popular. Nos seis primeiros meses do ano, segundo pesquisa realizada pela Fundação Ipead, em parceria com a Câmara do Mercado Imobiliário e o Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), o reajuste médio do aluguel residencial acumulou alta de 7,21%, enquanto a inflação na capital, medida pelo IPCA-Ipead, ficou em 3,5%.
No semestre, a oferta de imóveis residenciais, que antes já era considerada insuficiente para atender a demanda, caiu 11,46%. De acordo com Ariano Cavalcanti de Paula (foto), presidente da CMI/Secovi-MG, o mercado esperava para este ano que os reajustes dos aluguéis fossem mais próximos aos índices inflacionários, com uma tendência de equilíbrio, com a entrada em estoque de parte das unidades oriundas de novos empreendimentos erguidos na cidade.
"Mas, a oferta de imóveis não cresceu na proporção que esperávamos. Ao contrário, a pesquisa indica uma oferta negativa", admite. Ele lembra que o levantamento reflete uma amostra do mercado, com maior ênfase em imóveis destinados à média e baixa renda, justamente os mais demandados pela população.
Para Ariano, a baixa oferta de imóveis para locação, apurada pela pesquisa, pode indicar que as novas unidades residenciais de padrão econômico alto têm sido adquiridas para uso próprio, e as de padrão médio, compradas por investidores, ainda não representam volume suficiente para suprir a demanda do mercado.
O presidente da CMI/Secovi-MG prefere não traçar cenários possíveis para o mercado no segundo semestre. "Antes, a previsão era de que a variação do aluguel continuasse superior à da inflação, mas com um descolamento menor, tendendo ao equilíbrio. Não sei se até o fim do ano teremos um quadro que espelhe isso", diz.

Fonte: Denise Menezes/Jornal Estado de Minas

0 comentários:

Quem somos

Minha foto
Colocamos as expectativas de nossos clientes externos e internos no ponto central da nossa atuação. O nosso sucesso é medido atraves da satisfação dos clientes com nossos produtos e serviços e de sua fidelidade com relação a empresa.

Seguidores

Marcadores