Usado, mas de grande valor

terça-feira, 31 de maio de 2011


Patrick comprou imóvel há dois anos e diz que o tamanho do apartamento
compensa as reformas que teve que fazer

Consumidor acha que imóveis antigos, ainda que demandem alguma reforma, valem a pena, especialmente pela localização, preço mais acessível e espaço bem mais amplo.

Mesmo com a quantidade de empreendimentos em construção, há quem opte pela compra de um imóvel usado. Mas para que a aquisição não acarrete transtornos futuros é preciso muita cautela. Justamente devido à idade, a edificação pode apresentar sérios problemas, que não são percebidos pelo cliente na hora da compra.
Entre os atrativos que levam à escolha de um imóvel usado estão o valor e a localização. Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Imobiliários (Ibei), Paulo Viana Cunha, a maior vantagem dessa aquisição é o preço. “Haja vista que o imóvel usado apresenta depreciação e, geralmente, é negociado por um valor menor do que o imóvel novo”, diz o advogado.
Além disso, há o fato de já poderem estar parcialmente mobiliados (com armários de cozinha, por exemplo), terem menores valores de IPTU e condomínio, e contarem com vizinhança já estabelecida e conhecida, como observa Paulo. Mas também há as desvantagens. “O imóvel usado pode necessitar de reformas onerosas e tem maior custo de manutenção.”
Também aparece como ponto negativo a disposição dos cômodos, que pode não atender às necessidades atuais. “Geralmente, apresenta obsolescência formal ou funcional, ou seja, tem sua divisão interna inadequada para as necessidades atuais ou não conta com itens que hoje em dia são requeridos e valorizados pelos usuários”, afirma o presidente do Ibei.
Membro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-Minas), Osny Lemos Ribeiro diz que o fato de já estar pronto e poder ser avaliado em todas as suas condições são pontos que contam a favor dos usados. “Normalmente, é adquirido por comprador que procura em local já determinado e quer mais comodidade”, pontua.
Esse é o caso do auxiliar de cartório Patrick Viana Carvalho, de 26 anos, que preferiu comprar um imóvel usado. Com localização privilegiada no Bairro Gutierrez, o prédio, de apenas quatro apartamentos e dois pavimentos, tem unidades com dimensões invejáveis para os padrões atuais.

DIMENSÃO

Preparando-se para se casar ainda este mês, o auxiliar de cartório não pensou duas vezes em optar por um imóvel antigo. “Quando estava procurando para comprar, só olhei apartamento velho. Nos novos, o espaço é reduzido. O apartamento em que moro tem 200 metros quadrados com a área privativa”, conta Patrick.
Há dois anos no imóvel, ele não se arrepende do negócio, mesmo tendo que fazer reformas. “Compensou, pois o espaço que tenho aqui, não teria em um apartamento novo. O prédio não tem garagem, mas optei pelo tamanho do apartamento. Além disso, o material de construção antigo é melhor do que o que é usado hoje”, acredita.

Fonte: Júnia Leticia/Portal Lugar Certo/Jornal Estado de Minas

Corretor de Imóveis "Como Lidar Com um Cliente Difícil"

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bom dia seguidores do Blog da Imóveis Líder BH! Esse texto que será apresentado a vocês abaixo foi retirado do Blog Marketing e Publicidade Imobiliária, um blog bem legal que traz bastante dicas para todos nós. Vale a pena conhecer. Esperamos que gostem!

Realizar um bom atendimento a um cliente ou prospect difícil pode ser tão delicado como a condução de uma crise diplomática. Mas se o diálogo for conduzido de um modo certo, você pode inverter a situação e tornar a pessoa um cliente leal. A seguir vou dar umas dicas que poderão ser úteis para você futuramente.

Não Considere o Diálogo como Pessoal

O modo como você lida no primeiro contato com um cliente insatisfeito é crítico e vai repercutir no desenrolar da situação. Se o cliente demonstra uma atitude não amistosa, voz elevada, ele não está vendo você como um indivíduo naquele momento - só como o representante de sua companhia (NT.: "Como a Voz do Dono" segundo as 7 Dimensões do Atendimento ao Cliente - Adolfo Breder / Callmunity() .Tente permanecer objetivo, e não leve isso para o lado pessoal. Se sua primeira reação for ficar na defensiva, você já está meio caminho de perder o controle da situação. Deixe-o de início falar livremente e escute pacientemente.

Tente Honestamente Ver Coisas do Ponto de Vista de Seu Cliente

Respeite a exposição de opiniões do seu cliente. Se ele tem razão ou não de estar chateado não vem ao caso. O que importa é se pôr no lugar du seu cliente por um momento. Use frases como "eu entendo por que você se sente desse modo." Pense nas suas próprias experiências como um cliente insatisfeito. Você pode ter sido mais diplomático na maneira como pediu para ter sua reclamação solucionada, mas você esperava ser tratado com respeito e levado a sério. Se você puder fazer isto por seu liente difícil, na maioria dos casos ele começará a se tranquilizar.

Procute corrigir Enganos do Cliente de Forma Indireta


Raramente é bem recebida a atitude de se falar diretamente a alguém que ele está errado. Esta quase acusação direta causa embaraço, gera ressentimentos e endurece a atitude do outro. Provavelmente cria barreiras para escutar o que você tem a dizer.
Se você pensa que seu cliente cometeu um engano, comece a usar frases assim: "Bem, eu entendi de modo diferente, mas eu poderia estar errado. Vamos tentar compreender isto juntos." Assumindo que você poderia estar errado torna mais fácil para seu cliente admitir que ele poderia estar errado, também. Até mesmo se você tem certeza de que ele está errado, use diplomacia de forma a não deixar o cliente constrangido se estiver realmente errado. Se ele se sentir humilhado, você perde a oportunidade de fazer novos negócios com ele no futuro.

S
e Você estiver Errado, Admita

Se você ou alguém da sua empresa cometeu algum erro, admita isto e desculpe-se com sinceridade. Se você perdeu um prazo final, errou no registro de um pedido ou entregou um produto ou serviço abaixo de seus padrões habituais, realmente não há nenhuma desculpa aceitável para um cliente que estava dependendo do seu trabalho.

Se você concorda que seu cliente tem direito de estar transtornado, não há mais argumentos justificáveis e você pode começar a negociar uma resolução. Quando um cliente reclama, às vezes o que eles estão dizendo realmente é, "O que você vai fazer para acertar isso? " Na realidade eles estão dando à sua empresa outra chance. O cliente que não reclama é o que realmente perde - ele nunca mais volta.

Decida Se Você Realmente Precisa do Negócio


O único modo para ganhar de um argumento é evitá-lo. Mas há momentos em que, apesar de seus melhores esforços, você terá que decidir se o negócio com o cliente difícil vale o tempo e tensão emocional que gera. Felizmente, estas situações são as exceções.
Lidar com os clientes difíceis pode ser um desafio, mas é de grande valia dominar as habilidades de negociação exigidas para ganhar a sua lealdade.

Quando eles ficam satisfeitos com o seu modo de tratar suas reclamações, eles também podem estar entre suas maiores fontes de indicações. E desde que os clientes são a essência de qualquer negócio, quanto mais você puder confiar nos clientes regulares e suas indicações, menos tempo e dinheiro você terá que gastar para fazer novos negócios.

Autor: Kevin Sinclair

Fonte: www.besuccessfulnews.com

Entrevista

Foto: Vianet/Divulgação


4 perguntas para...
Neison de Paula Diretor- executivo da ViaNet

LETÍCIA MURTA

Empresa mineira, instalada na capital, a ViaNet é pioneira em desenvolvimento de websites e sistemas de gerenciamento de imobiliárias no Brasil. Responsável pelo desenvolvimento do sistema Fantástiko, a ViaNet amplia a carta de clientes atendidos e oferece soluções viáveis para administração de negócios imobiliários.
Em entrevista ao jornal PAMPULHA, o diretor-executivo da ViaNet, Neison de Paula, conta sobre o sistema e a atuação no mercado imobiliário.

Como a ViaNet atua no mercado imobiliário? Hoje atuamos em duas frentes: criação de websites dinâmicos para imobiliárias e imple-mentação do Sistema Fantástiko de gestão imobiliária online, um sistema de gerenciamento imobiliário completo e com baixo custo, desenvolvido na plataforma web, o que viabiliza o acesso do usuário em qualquer lugar através da internet.
Observamos que os corretores de imóveis estão a cada dia se qualificando e aprimorando o seu conhecimento e com isso utilizam a tecnologia para se organizarem melhor e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Qual a importância da tecnologia no auxilio do setor imobiliário? Costumo dizer que existe uma sinergia entre a tecnologia e o mercado imobiliário. Vivemos no era da informação e o corretor que detém a melhor tecnologia organizacional dessas informações venderá mais que o seu concorrente. Atualmente, alguém que está em busca de um imóvel para comprar dificilmente procura por apenas uma imobiliária, seja indo pessoalmente ou visitando o seu site, pautando a sua decisão de onde comprar pela empresa que, além de prestar-lhe o melhor atendimento, entendeu à sua necessidade e ofereceu o imóvel dentro do perfil procurado com agilidade e assertividade.
Por isso, o Fantástiko auxilia o corretor a cadastrar o perfil de imóvel que o cliente está procurando e, instantaneamente, o sistema mostrará para o corretor todas as informações de imóveis que ele tem disponível. Caso não atenda à necessidade do cliente, sempre que surgir uma nova captação de imóvel que atenderá ao perfil procurado o sistema informará ao corretor para que este sugira ao cliente o novo imóvel encontrado.

Como funciona o software de gestão de imobiliárias Fantástiko? O desenvolvimento do Fantástiko foi a realização de um sonho desafiador de simplificar as rotinas de trabalho do corretor de imóveis e imobiliárias. É um sistema autoexplicativo que auxilia o usuário a gerenciar sua carteira de imóveis e clientes.
O Fantástiko dispõe de melhorias contínuas, o que nos diferencia por termos um sistema sempre atualizado e funcional. Por ser um sistema online, nossas atenções estão diariamente focadas em busca dessas melhorias, que são disponibilizadas aos nossos clientes instantaneamente, sem a necessidade de atualizar novas versões e muito menos pagar por isso. O Fantástiko atende desde ao corretor autônomo até às grandes redes e imobiliárias.

De que forma as redes sociais estão sendo usadas para explorar o relacionamento com o cliente? Entendo que a internet é o meio mais rápido, barato e fácil de alavancar negócios imobiliários e prospectar novos clientes. As redes sociais são grandes aliadas para a divulgação dos imóveis e oportunidades do mercado imobiliário.
Essas redes sociais podem ser facilmente integradas com o website da imobiliária compartilhando os imóveis e oportunidades.
O acesso a essas redes sociais estão sendo amplamente divulgadas pelos meios de comunicação como sendo uma das ferramentas de maior acessibilidade, principalmente pela nova geração que, no futuro breve, serão potenciais compradores de imóveis.
Elas vêm sendo utilizadas como um ambiente que agrega valor no atendimento ao cliente, criando a fidelização através de informações relevantes e estreitando o relacionamento entre clientes e empresas.

Fonte: Letícia Murta/Jornal Pampulha/Portal O Tempo

Feirão da Caixa gira R$ 9,3 bi em dois fins de semana

terça-feira, 24 de maio de 2011

Foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press


A sétima edição do Feirão da Casa Própria, organizado pela Caixa Econômica Federal, movimentou em torno de R$ 9,3 bilhões em negócios fechados e encaminhados nos dois primeiros fins de semana. O volume é superior ao registrado em 2010, quando o evento gerou R$ 8,4 bilhões em negócios.
Entre sexta-feira e domingo, mais de 229 mil visitantes passaram pelos eventos de Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Campinas (SP). Nos últimos dois finais de semana, o Feirão reuniu um público total de 411 mil pessoas. A programação continua entre 3 e 5 de junho em Belém. Entre 10 e 12 de junho, a cidade de Florianópolis receberá o Feirão, em seu último final de semana.
No Rio de Janeiro, o banco recebeu mais de 66 mil visitantes, que movimentaram R$ 1,16 bilhão. Na capital federal, o evento atraiu quase 41 mil pessoas, com giro de R$ 827 milhões. Em Recife, 44 mil pessoas compareceram, com R$ 613 milhões em recursos aplicados. Na capital mineira, o Feirão registrou cerca de 32 mil visitantes e R$ 840 milhões, enquanto na cidade de Campinas reuniu 21 mil visitantes, movimentando R$ 616 milhões.

Fonte: Portal Lugar Certo/Agência Estado/Divulgação

Lançamento da Construtora Tenda em Vespasiano

sábado, 21 de maio de 2011


Fotos: Tenda/Divulgação

A Construtora Tenda está lançando um empreendimento em Vespasiano, próximo da MG010, na saída para o Aeroporto de Confins. Serão apartamentos de 02 e 03 quartos, com opção de suíte e área provativa a partir de R$99.000,00!! Essa é a hora para quem quer comprar para morar ou investir! Para mais informações acesse o site da Rede Imvista, que é o www.redeimvista.com.br ou ligue para nós através dos telefones (31)2535-2400/(31)8858-8118. Nossa equipe de vendas está preparada para te atender!

MRV lança primeiro imóvel no Vetor Norte

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Foto: MRV/Divlugação


Durante o 7º Feirão da Caixa Econômica Federal, que será realizado em Belo Horizonte entre os dias 20 e 22 de maio no Expominas, na região Oeste da cidade, a MRV Engenharia e Participações S/A vai apresentar o primeiro empreendimento da construtora localizado próximo à Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, no Vetor Norte. O pré-lançamento do edifício Horizonte Verde marca o início de um amplo projeto da empresa para a região.

Conforme o diretor comercial da MRV em Minas Gerais, Rodrigo Resende, o Horizonte Verde é o primeiro condomínio de um complexo com 2.280 apartamentos que será construído no local. O executivo revelou que a construtora já está fechando o contrato de compra do terreno onde o projeto será executado. O valor do investimento não foi revelado. "No caso do edifício que será apresentado no Feirão da Caixa, serão comercializadas 400 unidades, com preço médio de R$ 100 mil".

Outro foco da construtora é o município de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Durante o evento no Expominas, a MRV também irá apresentar o Parque Timbiras, terceiro edifício da empresa naquela cidade.Segundo Resende, Betim se tornou alvo certo da MRV devido ao elevado ritmo de expansão do município apresentado nos últimos anos. "De 2001 para cá, a população de Betim cresceu quatro vezes mais do que a de Belo Horizonte", justificou.

O novo condomínio terá 192 unidades, cada uma delas com dois quartos. Os apartamentos estão avaliados em R$ 100 mil.Vizinha de Betim, a cidade de Contagem também será contemplada com o terceiro lançamento da MRV no Feirão da Caixa. O Parque Fontana D’Itália será composto por 128 apartamentos, avaliados em R$ 120 mil.

De acordo com o diretor da MRV, muitas das 720 unidades que serão apresentadas ao público no próximo fim de semana, poderão ser enquadradas no programa habitacional do governo federal "Minha casa, minha vida". Neste caso, os subsídios podem chegar a R$ 17 mil e o financiamento facilitado em até 30 anos pela Caixa Econômica Federal.

O "Minha casa, minha vida" é, inclusive, o atual impulsionador dos negócios da construtora. Conforme o balanço do primeiro trimestre de 2011, quando a construtora contabilizou R$ 830,8 milhões em vendas contratadas, 70% das 8.214 unidades lançadas durante o período pertencem ao programa. Já considerando as vendas contratadas entre janeiro e março deste ano, o "Minha casa, minha vida" foi responsável por 85% do valor total.


Fonte: Raquem Gondim/Jornal Diário do Comércio/Divulgação

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quarta-feira, 4 de maio de 2011



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